quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

RECORDAR (NÃO) É VIVER - "Mercenários das Galáxias"

Esse post só deve interessar a quem tem mais de 30 anos (ou não).

Eu estava vasculhando trilhas sonoras de filmes pela internet quando, sem querer, cheguei no filme "Mercenários das Galáxias" ("Battle beyond the stars" no original). Cara, eu me amarrava nesse filme quando era moleque. Com certeza ele foi reprisado umas 290 vezes na Globo nos anos 80! Apesar dos pesares, tenho que admitir que levei um susto ao rever essa bagaça. Caralho, o filme é trash e capenga ao extremo! Só os (d)efeitos especiais e o visual ridículo das naves e alienígenas já valem uma conferida. O filme está dividido em 11 partes no Youtube (está sem legendas, mas o inglês é fácil de entender):



Se você nunca viu esse filme, uma breve sinopse (roubada do site Filmow):

Os fazendeiros do pacato planeta Akir estão sendo ameaçados pelo tirano Sador (John Saxon). Shad (Richard Thomas) viaja pelo espaço tentando contratar mercenários que lutarão pela a liberdade do planeta. Neste bando está Gelt (Robert Vaughn), em cena com várias falas e ações idênticas ao filme “Sete Homens e um Destino”; George Peppard, que interpreta um cowboy do espaço; e Saint-Exmin (Sybill Danning), uma guerreira da raça alienígena das Valquírias.

E agora, alguns rápidos comentários sobre o filmeco:

+ A nave do herói tem o formato de duas tetas (ou um saco escrotal, dependendo do ponto de vista). A nave é ainda controlada por um computador chamado Nell, que solta piadinhas a todo momento.

+ A nave do mercenário com cara de lagarto tem a forma de um peixe de boca aberta. A do mercenário "bandido" tem a forma de uma arraia. Os caças do vilão do filme têm a forma de besouros. E querem saber de uma? James Cameron, o diretor de "Avatar", foi o diretor de efeitos especiais desse filme no comecinho da carreira e o responsável pelo visual magnífico das naves. Se você duvida, clique aqui ou leia a página da Wikipedia sobre o filme.

+ Só agora que eu percebi que o ator que interpreta o cowboy é o Hannibal, líder do "Esquadrão Classe A". O cara é tão estiloso que tem um cinto com um compartimento que solta uísque, soda e gelo! Ainda acho o mercenário mais legal de todos.

+ As naves sempre atacam dos mesmos ângulos e sempre fazem um vôo em curva da mesma maneira. Em outras palavras: eles repetem os mesmos takes o filme inteiro para economizarem nos efeitos.

+ O vilão do filme é destruído do modo mais imbecil que você pode imaginar.


É, tenho que admitir: criança se diverte com pouca coisa.


*BÔNUS: Baixe "Mercenários das Galáxias" com legendas.