quinta-feira, 28 de agosto de 2008

FIGURAS BISONHAS - Satã, o cavalo psicopata (parte 2)



Uma manifestação do MST estava fora de controle. A manifestação ocorria no interior de Minas Gerais em uma BR, que estava bloqueada com pneus em chamas e pedras. Os manifestantes estavam atacando qualquer um que chegasse muito perto ou tentasse furar a barricada. A PM estava no local com uma centena de soldados para controlar a situação, mas eles tiveram que fugir da chuva de pedras e de manifestantes furiosos armados com foices e machados. Duas viaturas da PM já tinham sido viradas e destruídas. Quem poderia salvar os PMs de uma enrascada dessas? Quem? Quem? A polícia montada, claro.

Bruno estava dentro de um ônibus da PM indo para a manifestação com mais três dezenas de homens, todos da polícia montada. No meio do caminho, um policial o cutuca:

- Cara, é você o maluco que ficou com o Satã?
- É.
- Olha, um toque: não passe com aquele bicho perto de pontes ou barrancos. Ele gosta de jogar quem estiver montado nele lá para baixo. Teve um que quase empacotou.
- É? Caralho, esse cavalo tá me dando nos nervos! Ele quase arrancou minha orelha na semana passada e ainda quis me pisotear!
- Eu sei. Olha, o tenente Godinez proibiu qualquer um de te dar uns toques sobre esse cavalo maluco. Ele chegou a ameaçar com prisão quem abrisse o bico pra você. Ele ama esse cavalo, sabe? E não vai com sua cara.
- Pecebi...
- O veterinário já avisou que esse cavalo é caso perdido. Depois de vários anos de serviço ele ficou totalmente pirado. Porra, ele ficou tipo um veterano de guerra surtado. Tinham que sacrificar essa porra!
- E por que não sacrificaram?
- O tenente não deixa. E todo mundo que pega esse cavalo se fode! O último foi derrubado durante uma manifestação e pisoteado pelo Satã. Quebrou as duas pernas e mais umas costelas.
- Ai!
- Mas você teve sorte, ainda tá inteirão! Ele ainda dá trabalho?
- Depois que eu dei uma surra nele com uma galho ele ficou mais calminho. Só tenta me dar coice quanto passo por trás dele. Tirando isso, tá tranquilo.
- Tá. [Olha para a janela] Bom, estamos chegando. Boa sorte! E não esquece da dica da ponte.
- Tá...

O ônibus pára e os soldados descem. Logo atrás chegam os caminhões com os cavalos. Os soldados pegam suas montarias e aguardam ordens. O comandante se aproxima:

- Atenção, soldados! Como vocês podem ver a situação está crítica. Temos soldados cercados ali no meio da manifestação e algumas viaturas viradas. Nossa missão é dispersar essa multidão e controlar a situação. EM FORMAÇÃO!

Os cavaleiros se organizam em duplas e partem para cima da manifestação com os sabres na mão (a polícia montada usa um sabre para atacar). A coisa estava feia: alguns dos PMs que chegaram primeiro estavam cercados e se defendiam dos manifestantes com escudos. Outros, mais azarados, estavam caídos no chão apanhando de todos os lados. Bruno se dirige para os PMs que estavam apanhando.

Ao chegar perto dos manifestantes, vários partem para cima dele com foices e machados. Nesse instante, Satã apresenta outro surto psicótico: começa a empinar para jogar Bruno no chão. "Seu filho da puta! Agora não!!!!" gritava Bruno. Na terceira empinada do cavalo, Bruno cai no chão. Ao cair, ele ouve um estalo no tornozelo esquerdo. Antes de conseguir se levantar, ele já estava cercado pelo MST. Bruno apanhava de manifestantes pelo lado esquerdo e do lado direito levada mordidas e patadas de Satã. Para completar, três manifestantes se aproximam com foices e facões, loucos para degolarem alguém. Bruno, em desespero, se levanta mancando e tenta usar Satã como escudo para se proteger das foices (e detalhe: Satã continuava mordendo!). Em um momento iluminado, algo finalmente BOM acontece: Satã se enfurece (mais) e parte para cima dos manifestantes com foices. Ele se empina e dá uma patada na cabeça de um, que cai no chão esguinchando sangue pelo nariz. Em outro dá uma patada no meio do peito que faz o coitado voar longe. Em outro dá uma mordida no rosto que quase arranca a bochecha do coitado. Com esse verdadeiro show de fúria, os manifestantes se assustam e saem correndo. Quem fugia, Satã fazia questão de correr atrás. Nessa confusão, chega um cavaleiro perto de Bruno:

- Você tá bem?
- Não. Acho que torci o pé!
- Que merda! E seu cavalo?
- Tá ali...
- Caralho!!!

O cavaleiro via no horizonte Satã pisoteando dois manifestantes. Em seguida, o cavalo perseguiu uma mulher que lhe ameaçava com uma pedra...até sumir no meio da confusão.

Quarenta minutos depois a situação já estava sob controle. Tenente Godinez aparece para averiguar as coisas:

- [Vozinha fina] Parabéns, soldados! Tudo sob controle. Excelente trabalho! Mas soldado Bruno, onde está seu cavalo?
- Senhor, ele sumiu! Ele me jogou no chão e foi perseguir os manifestantes.
- [Vozinha fina] Então trate de achar ele.
- Mas senhor, eu torci o pé!
- [Vozinha fina] Problema seu. Vá pulando com uma perna só e procure o Satã. Se esse cavalo sumir eu te mato aqui mesmo!
- [Puto] Sim, senhor...

Bruno sai mancando pela BR, até achar Satã no acostamento tentando derrubar um manifestante desesperado que está me cima de uma árvore. Bruno pega um galho e começa a espancar o cavalo, que parte para o ataque mais uma vez...

Trinta minutos depois, Bruno volta com o cavalo e mais algumas mordidas pelo corpo:

- Senhor...aqui está o cavalo.
- [Vozinha fina] Ele está bem? Algum ferimento?
- Acho que não. Mas meu pé está doendo muito, senhor!
- [Vozinha fina] Não perguntei de você! O Satã está bem?
- Sim, senhor...
- [Vozinha fina] Ótimo. Senhores, vamos voltar para o quartel!
- ...

Continua