quinta-feira, 8 de maio de 2008

CRÍTICA BIGOTRON - Homem de Ferro


Armadura protótipo

Antes de mais nada: agora a Marvel tem 100% de controle sobre os filmes de seus personagens. Acabou a desculpa de "esse filme ficou ruim porque os executivos de Hollywood deturparam o personagem para ele ficar mais comercial! Babacas!". De agora em diante, se um filme de super-herói da Marvel ficar ruim, a culpa é inteiramente da Marvel. O primeiro filme que vem sob a batuta da Marvel é Homem de Ferro. Na sequência vem o novo filme do Hulk, que vai ignorar completamente o filme anterior (que é uma merda!) e começar da estaca zero.

Agora vamos ao ponto: o filme do Homem de Ferro presta? Sim, é um bom filme. Tem uma história redondinha, não detonaram com a origem do herói (essa é para quem lê quadrinhos...), tem efeitos especiais fodas e cenas de ação na medida certa, que não aparecem a todo momento para disfarçar um roteiro vagabundo. É tudo bem dosado e bem amarrado. Mas é bom deixar claro que eu discordo de toda essa histeria nerd que tenho visto pela internet: Homem de Ferro NÃO é o melhor filme de super-herói de todos os tempos, nem o melhor filme da Marvel até o momento. Menos, bem menos...

Mas enfim, esse post é apenas uma crítica vapt-vupt do filme e eu não pretendo me alongar. Se querem uma crítica mais detalhada, cliquem aqui. Para fechar, alguns comentários finais:

1) O Tony Stark das telonas ficou com um jeitão bem engraçadinho e piadista. É praticamente um Tiririca de cavanhaque, algo bem diferente do playboy sério das HQs. Achei esse lado piadista suportável, mas muita gente torceu o nariz (se você nunca leu os quadrinhos, isso não vai fazer a menor diferença!).



2) A pacandaria final com o vilão poderia ter durado mais tempo. A coisa terminou cedo demais.

3) Após os créditos finais, aparece uma cena surpresa em que o Nick Fury fala com o Tony Stark sobre o projeto "Vingadores". Para quem não sabe, esse é o super grupo mais famoso da Marvel. Só quero saber como eles vão inserir o Capitão América e o Thor nesse grupo sem descambar para o ridículo...

4) Essa idéia de possíveis encontros entre os heróis Marvel no cinema não me anima. Ah...vai sair muita merda disso aí!