segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Bigotron Entrevista - Geraldo Helcius (Projeto Tempestas)

Rapahel e Gegê na estrada

Taí nossa entrevista com Geraldo Helcius (Gegê), que nesse momento já está na estrada com Raphael Deeter prestes a rodar toda a América do Sul, como expliquei no último post. A entrevista foi feita por email e respondida de Cavalcante (GO).

O plano inicial era que a entrevista fosse um podcast, mas como sou um vagabundo desorganizado isso acabou não rolando. Paciência.


REINALDO BRUTO: Como surgiu a ideia da viagem?

Surgiu da necessidade sair da zona de conforto e explorar novos horizontes. 

RB: O lema do projeto é "Não pagar para dormir". Lema interessante, mas não rola um cagaço de dormir numa cidade estranha? E se for no meio do nada, tipo beira de estrada? Alguma precaução especial ou vocês tocaram o foda-se?

Não é um lema...É uma regra. Preocupações tenho com formigas de fogo, elas grudam e não soltam mais. Não fazemos ideia do que nos espera e quem nos espera, mas acredito que não teremos grandes problemas, estamos preparados para acampar se necessário.

RB: Alguma chance de rolar mulher nessa viagem? E se a coisa esquentar, a pegação será dentro de barraca? Em cima da moto? No meio da estrada com areia entrando?

Possível, talvez, com alguma sorte isso acontecerá.

RB: Vocês estão levando algum tipo de arma para se proteger de bandidos e malucos em geral? Sabem lutar alguma coisa? Na pior das hipóteses, vocês são bons de corrida?

"Eles é grande, mais nóis é ruim".

RB: Vocês pensaram em todas as tretas possíveis que podem rolar numa viagem dessas? Fizeram alguma listinha das coisas que podem dar errado? Conseguem se safar de tudo, tipo o McGyver?

Tudo é muita coisa. Pensamos em algumas coisas que podem sair errado e tentamos nos precaver contra elas, mas provavelmente vai acontecer só aquilo que não esperamos, Murphy tá aí para mostrar isso. Contamos com a capacidade de improvisar e torço pra ser o suficiente, às vezes até que dá certo. Para temos a regra básica, se está se mexendo e não devia, use silvertape, se devia se mover e não está, use WD [spray desengripante].

RB: Alguém fala espanhol ou o portunhol picaretón vai dominar?

Soy expert en espñol, curto cuecuecola, cuecuetas e sorvietes de moriango.

RB: Vocês irão rodar pela América do Sul toda. Já deram uma pesquisada nas leis de cada país? Alguma lei esquisita demais ou que pode dar alguma treta?

Putz! Nem as leis brasileiras a gente sabe... Brincadeira, não chegamos a ver detalhes de leis, só coisas mais genéricas, como por exemplo se necessitamos de habilitação internacional e seguros obrigatórios. É mais fácil do que se imagina.

RB: Vocês pretendem transmitir fotos e vídeos da viagem durante todo o percurso? Como vai ser?

Pretendemos ter postagens sempre que possível nas redes sociais e um vídeo por semana, tipo um diário de bordo. Essa tarefa não vai ser fácil, já estamos na estrada a poucos dias e temos que encontrar tempo e conexão para fazer tudo isso. O tempo até rola, mas a conexão...

RB: Quanto de roupa vocês estão levando? Vai ser fácil lavar tudo isso durante a viagem? Tudo bem se a lavagem não estiver nos planos dos senhores...

Já fiz algumas viagens longas e minha regra é simples, roupas para 7 dias, chegando no sexto, coloco tudo para lavar. No entanto temos pela frente uma grande variedade climática, então tentamos prever as possíveis variações, daí carregamos um pouco mais.

RB: E se o orçamento da viagem estourar no meio do caminho? Como resolve esse pepino?

E "se"? Ele vai estourar! Não temos tanta grana assim, torcemos para conseguir bancar o suficiente até ter algum patrocínio, se precisar vamos fazendo uns bicos por aí.


***

Quem quiser acompanhar a viagem dupla, é só se inscrever na página do Facebook do Projeto Tempestas.