quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Encontrei o MESTRE no ônibus...

Joel Barcellos

Semana passada eu esbarrei com o fodástico ator Joel Barcellos ao sair do trabalho. O achei por acaso em um zebrinha, que seguia para a W3 sul por volta das 13h. "Você pode me avisar qual é o ponto do Venâncio 2000?", perguntou o ator para o motorista. Olhei bem para a cara dele e quase o agarrei pelas pernas para pedir um autógrafo. Ele está beeeem velho, mas tenho certeza que era ele. Como ele desceu muito rápido, nem tive tempo de pedir o meu autógrafo. Merda...

"Tá, mas Joel quem??", pode estar pensando o ignorante desavisado leitor do Bigotron. Calma, gafanhoto! O tio explica: Joel Barcellos é um ator que fez fama no cinema nacional nos anos 60 e 70. Também é conhecido por alguns (poucos) trabalhos na TV, principalmente em minisséries, como "Engraçadinha" e "Memorial de Maria Moura"(se quiserem saber mais da carreira do Joel, vejam a página dele na Wikipedia).

Mas o que interessa mesmo nesse post é o filme no qual o cara marcou minha adolescência: RIO BABILÔNIA! Se você era adolescente no início dos anos 90 e gostava de ver o programa "Cinema Nacional" da extinta Rede Manchete só para bater punheta, com certeza se lembrará desse filme. Sério, eu acho que é o filme nacional mais hardcore em matéria de putaria já produzido por essa terras!


Eu lembro que esse filme era O assunto da escola no dia seguinte à exibição na TV, mesmo após trocentas reprises. "Caraaalho! Você viu a cena da suruba? E aquela cena que ele cutuca a buceta da Cristiane Torloni?! Bati 3 punhetas pro filme! Caraaaaalho!!!". Numa época em que pegar filme pornô na locadora era uma dificuldade do cacete (ainda mais sendo menor de idade!), esse filme era a salvação da garotada. Em várias cenas o Joel aparece visivelmente de pau duro e, sem dúvida alguma, deve ter curtido bastante as cenas de "amor".

Com certeza a cena mais polêmica e hardcore é a famosa cena da suruba na piscina. Além de cair de boca na buceta da gatíssima Denise Dumont (imagine ver isso em 1991 com 13 anos e em plena TV aberta...) vemos, no finalzinho, o pau duro do Joel cutucar a bunda da atriz e saltar para fora da piscina. Ao fim da cena rola aquela dúvida mortal: será que rolou sexo de verdade? O diretor Neville de Almeida deu a seguinte declaração para a revista Quem:

QUEM - O filme [Rio Babilônia] mostra um ménage à trois, que rendeu muita polêmica.
NDA - Aquela cena foi feita de forma magistral. Começamos a filmar às 4h da manhã. Sabia que a luz iria mudando, que iríamos começar de noite e terminar de dia. Não refizemos nada, foi de uma tomada só.

QUEM - A cena da transa é real? Teve sexo?
NDA - Todo mundo me pergunta isso. A cena é tão boa, tão fantástica, que ninguém consegue esquecer. Fico admirado de que 20 anos depois as pessoas continuem falando dela. É tão raro... Mas a idéia não era consumar. Mas o fotógrafo filmou: a água estava transparente, o Joel (Barcellos) estava excitado, as coisas foram acontecendo... Até hoje não sei se rolou ou não. Essa cena é fantástica, uma das maiores seqüências da história do cinema e chegou a ser censurada por ser um 'triolismo'. Nem conhecia esse termo, aliás.

Se quiserem ler a entrevista completa com o diretor, cliquem aqui.

Mas vamos à surubástica cena:

Suruba na piscina (em streaming)

Suruba na piscina (para download)

Mas aí, o que vocês acham? Ele comeu ou não comeu a Denise Dumont?

Taí uma coisa que eu deveria ter perguntado para o ator enquanto enquanto pedia o meu autógrafo. Eu acho que esse papo teria rendido bastante em um buteco! Mas...fica para uma próxima.

Para não terminar esse post me lamentando, vamos ficar com a ridícula fofa musiquinha de abertura do filme:

Rio Babilônia
Uô Uô Uô

Rio Babilônia
Uô Uô Uô

Rio Babilônia
Uô Uô Uô

Rio Babilônia
Uô Uô Uô

Você vai cair de boca
Enlouquecer
Você tá marcando touca
Vem me conhecer

Por aí é Carnaval,
Veneno não faz mal,
Tem serpente, serpentina
Seca na geral

Rio Babilônia
Uô Uô Uô



*BÔNUS: Se tiverem curiosidade de ver o filme completo, em streaming, cliquem aqui. Se quiserem baixar essa pérola para a posteridade, cliquem aqui.