domingo, 14 de junho de 2009

CRÍTICA BIGOTRON - Terminator Salvation




ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!! ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!!


A maioria das críticas está destruindo esse novo "Exterminador do Futuro". Até o Omelete, site famoso por babar o ovo de 99% dos filmes que são lançados, achou o filme meia boca. Mesmo assim eu resolvi dar uma de São Tomé e ver se o filme era tão ruim assim.

Bom, serei direto e na lata: o filme é uma merda! Se você realmente gosta dos dois primeiros filmes da série, não veja esse filme nem se te pagarem a entrada e a namorada do seu amigo quiser te bolinar durante o filme. Você irá perder seu tempo, vai por mim.

Sendo menos cruel, eu diria que o começo do filme é bastante promissor. As cenas de ação são muito boas, o visual apocalíptico é bacana, mas a coisa começa a degringolar quando vemos o desenvolvimento da "história". A impressão que eu tenho é que o roteiro foi escrito por um moleque de 12 anos que só assiste os filmes do Vin Diesel e passa o resto do tempo livre jogando videogame. Caralho, são furos e mais furos de roteiro! Algumas situações são tão absurdas e ridículas que qualquer pessoa com um QI acima de 15 se sente insultada. Vou dar alguns exemplos (tem SPOILER!):

1) Em dois momentos do filme os exterminadores têm chance de matarem John Connor, mas não o fazem. Em vez de partirem para cima e quebrarem seu pescoço, ficam apenas arremessando o cara de um lado para o outro. Até onde eu sei os exterminadores são programados para MATAR e não para fazerem dodói em suas vítimas! Para provar o que eu digo, vamos relembrar uma cena do primeiro filme onde um exterminador se infiltra em uma base da resistência e passa o rodo:



2) As máquinas querem exterminar os humanos, mas a impressão que passa é que elas são muito burras para conseguirem isso. Elas são incapazes de rastrearem a comunicação da resistência, localizam bases importantes e não atacam com tudo, capturam humanos sem qualquer motivo aparente e enrolam sem razão para matarem alvos importantes como Kyle Reese (o pai de John Connor, que aparece no primeiro filme) e o próprio John Connor! Essas máquinas devem funcionar com uma versão beta do Windows 95...

3) Existem vários personagens secundários, mas nenhum deles acrescenta alguma coisa para a trama. Tem o líder fodão da resistência que adora contrariar Connor, uma criança muda, um soldado machão e mais um monte de personagens tapa-buraco. Se eles fossem cortados não faria a menor diferença.

4) Em um determinado momento a Skynet revela para Marcus todo o seu plano malvado, explicando que Marcus foi criado para atrair John Connor para um armadilha, que ele foi programado para isso e blá, blá, blá. Ao saber do plano, Marcus se revolta e resolve ajudar Connor! E logo quando o plano estava saindo EXATAMENTE como a Skynet queria! Um momento digno de vilão dos Power Rangers.

5) No final do filme, Connor é gravemente ferido por um recém criado T-800, que tem a cara digitalizada do Schwarzenegger (o efeito até que não ficou tão ruim). Como eu eu já disse antes, o T-800 tem várias chances de matar Connor durante a luta, mas fica enrolando ao preferir jogar Connor de uma lado para o outro! Para quê isso? Mas enfim...terminada a pacandaria, Connor está com um pedaço de ferro atravessado no peito e está "quase" morrendo. Para dar aquele final "dramático", o personagem Marcus decide doar seu coração para Connor, que curiosamente tem um órgão compatível. Nem vou entrar em detalhes de como é que conseguiram fazer um transplante de coração, uma cirurgia super complexa, embaixo de uma tenda médica improvisada no meio de um deserto apocalíptico. Melhor não pensar muito.


John Connor e MarCUS

Eu poderia continuar descrevendo mais algumas partes cretinas do filme, mas vou parar por aqui. Vou deixar as "surpresas" para quem tiver coragem de ir no cinema.

O engraçado é que a idéia central do filme até que não é tão ruim assim, mas foi desperdiçada por um roteirista de merda. Eu arrisco dizer que o diretor McG (mecaguei?) faria um filme melhor se tivesse um roteiro bem escrito nas mãos.

James Cameron, o diretor e roteirista dos dois primeiros filmes, faz falta...