terça-feira, 19 de agosto de 2008

CRÍTICA BIGOTRON - Batman, o cavaleiro das trevas



ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!! ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!!


Ao contrário de todo mundo, eu não vou aqui perder o meu tempo em elogiar o novo filme do Batman. Nessa crítica eu resolvi dar uma de Arnaldo Jabor e meter o pau (sem duplo sentido, por favor) no Batman. Sim, eu admito que o filme ficou muito foda e saiu da mesmice dos filmes de super-heróis. Sim, o Coringa ficou muito bom e sinistro. Sim, a "mágica" do lápis é sensacional. Sim, esse filme colocou os filmes da Marvel no chinelo! Mas é bom a gente falar um pouco do lado ruim para dar uma balanceada nessa babação de ovo que o filme tem levado. Depois de quatro semanas no topo das bilheterias americanas e de bater vários recordes, eu acho que tenho a obrigação de dar uma de chatonildo e falar dos defeitos do novo filme da morcega. Sigam-me os bons:

1) Cadê o sangue?

No comecinho do filme, um dos capangas do Coringa leva um tiro de escopeta e cai duro no chão. Em outro momento temos a cena da "mágica" do lápis. Em outra cena o Coringa retalha a boca de um mafioso com uma faca. As cenas de violência são muitas, mas falta uma coisa básica: SANGUE! Nem na cena do interrogatório em que o Batman perde o controle e espanca o Coringa os produtores tiveram a coragem de botar uma gotinha de sangue sequer! É óbvio que o objetivo disso era encaixar o filme em uma censura baixa (PG-13) e permitir que a molecada fosse para o cinema. Mas precisavam exagerar? Nem uma gota de sangue no filme todo? Ok, a grana (sempre) fala mais alto, mas é engraçada a cabeça desses censores: um cara levar um tiro de escopeta não é violento o bastante, mas mostrar sangue sim! Vai entender.

2) A voz do Batman

Se você viu o filme anterior ("Batman Begins"), deve ter percebido que o Batman fala com uma voz rouca e sinistra para botar medo na bandidagem e esconder sua identidade. Tá, o motivo é até razoável, mas só dá para aguentar o Batman com essa voz de fumante canceroso quando ele fala frases curtas. Em frases longas a coisa fica meio...esquisita. Além de ser difícil de entender o que o Batman fala, dá para perceber que o Christian Bale tem a língua presa, coisa que deixa o Batman com cara de pagodeiro de buteco. Até os gringos estão zoando isso:



3) O politicamente correto é uma merda

No filme vemos que o Coringa é um maluco que quer provar que no caos todo mundo perde a razão e vira um filho da puta. OK, legal...mas aí chega a parte dos barcos! Dizer que ninguém acionaria o detonador por causa do amor ao próximo (ou algo semelhante) foi dureza. Ver também aquele prisioneiro jogando o detonador na água para poupar o barco cheio de inocentes foi foda de engolir. Bandido bonzinho e sentimental? Se ele é tão bonzinho assim, por que foi preso? Ah, vão pra merda!

4) Coisas mal explicadas

Como é que o Coringa conseguiu plantar tantas bombas por Gotham City sem ser notado? O que o Coringa fez depois que o Batman saltou do prédio para salvar a Rachel? Ele foi embora do prédio? Tirou a roupa e bebeu Brasilberg? Onde estavam os policiais da cidade para fazerem uma proteção decente naquela cena da escolta? E por aí vai...

5) O Coringa do Heath Ledger

O Coringa do Heath Ledger é realmente insano e assustador. Em nada lembra o Coringa engraçadinho do Jack Nicholson (do "Batman" de 1989). Finalmente temos nos cinemas um Coringa louco E perigoso. Mas vamos com calma: a atuação do Heath Ledger não é essa coisa toda de outro mundo. Ele não merece ganhar o Oscar póstumo, na minha humilde opinião. O cara foi bom, concordo, mas considerar ele um gênio e um dos melhores atores da nova geração é o cúmulo da puxação de saco gratuita. É aquela velha história: é só o cara morrer para virar gênio, santo, perfeito e mimimi. Menos, né? O Heath Ledger era apenas um ator mediano que conseguiu se superar em um bom papel. Fico agora imaginando se um ator de verdade tivesse ficado com o Coringa, como o Adrien Brody (que também foi cotado para o papel). Aí sim o bicho iria pegar!

6) Marketing para o público infantil

Esse não é bem um defeito do filme, mas uma crítica à cabeça de merda dos executivos da Warner. Sejam sinceros: o que o novo filme do Batman tem de infantil? Tirando as geringonças tecnológicas do Batman (como o bat-móvel), esse filme não tem qualquer apelo para a molecada. Então, qual a razão de um marketing voltado para as crianças? Graças a essa mentalidade que tiraram TODO o sangue do filme e estão agora lançando um livro infantil baseado no filme. Sem comentários.


*BÔNUS: a melhor música inspirada em Batman de todos os tempos!