quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LIÇÕES DE VIDA - Mestre Shu Pao #2


Na dinastia Shan, na província de Sheng, vilarejo de Shong, Mestre Shu Pao estava meditando no templo Shin por 5 meses em um quarto escuro, totalmente nu, com o corpo coberto de mel e sementes de gergelim. Ao sair de sua meditação ele chamou Ang Kotoko, seu fiel serviçal sem pernas, que veio se arrastando velozmente em seu skate improvisado, feito com madeira de canela-da-china.

- [Shu Pao] Eu quero um...bolo.
- Um bolo, senhor?
- Sim. Mas quero um bolo....PERFEITO!
- Sim, senhor!

Cozinheiros dos 8 cantos da China vieram atender o chamado do velho mestre. Mensageiros foram enviados até a Itália, Zimbábue e Espanha em busca do tal bolo perfeito.

O primeiro cozinheiro veio do norte da China trazendo um bolo de 2 metros de altura, coberto de melado, cerejas e passas.  Um pedaço do bolo foi entregue a Shu Pao. Ele experimenta um pequeno pedaço, mastiga por 9 minutos e responde calmamente "É muito...doce!". O mestre faz um sinal com a mão e o cozinheiro é levado para o calabouço do templo e espancado por meses a fio com correntes e porretes.

O segundo cozinheiro, um italiano, trouxe um bolo pequeno, coberto de chantily e damascos. Um pedaço do bolo foi entregue a Shu Pao. Ele experimenta um pequeno pedaço, mastiga por 12 minutos e responde calmamente "É muito...azedo!". O mestre faz um sinal com a mão e o cozinheiro é levado para o centro do templo, onde fica acorrentado dentro de um barril com água gelada por semanas a fio.

O terceiro cozinheiro, um africano, trouxe um bolo em forma de cabana, coberto com coco em flocos e molhado em leite de cabra. Um pedaço do bolo foi entregue a Shu Pao. Ele experimenta um pequeno pedaço, mastiga por 14 minutos e responde calmamente "É muito...exótico!".  O mestre faz um sinal com a mão e o cozinheiro é levado para o centro do templo, onde é açoitado por 10 noites seguidas.

Vieram mais 20 cozinheiros com os mais diversos bolos, mas todos falharam em agradar o grande mestre (e todos receberam o merecido castigo). Finalmente veio um cozinheiro português carregando um bolo todo despedaçado e respingado de lama e areia. Todos no templo olham aquilo assustados e um dos seguranças de Shu Pao puxa sua espada:

- [Segurança] Como ousa trazer esse bolo em ruínas para o MESTRE?
- Mas gajo, o bolo caiu durante o caminho para cá! Nada consegui fazer!
- Você irá morrer! INSOLENTE!
- Ó pá!

O segurança avança para degolar o português com sua espada, mas o Mestre faz um pequeno sinal com a mão e ele interrompe o ataque. "Quero experimentar esse bolo", diz o mestre. Um de seus serviçais, incrédulo, cortou um pedaço do bolo e o entrega a Shu Pao. Ele experimenta um pequeno pedaço, mastiga por 17 minutos e responde calmamente "Esse bolo é...PERFEITO!". Todos ao redor aplaudem o português que, sem entender o que estava acontecendo, é eleito o confeiteiro oficial do Mestre Shu Pao.

O velho mestre foi muito feliz por 3 semanas, até o dia em que acordou eufórico e ordenou que executassem o português, exigindo que lhe trouxessem uma sobremesa perfeita que fosse produzida com torresmo e mel.

Mas isso já é uma outra história...