sexta-feira, 22 de junho de 2012

CRÍTICA BIGOTRON - Prometheus


"Grandes expectativas geram grandes decepções". Essa foi a primeira coisa que pensei após sair da sessão de "Prometheus".

"Ridley Scott é um gagá filho da puta". Essa foi a SEGUNDA coisa que pensei após a sessão.

Achei "Prometheus" um filminho bem marromeno. Até queria fazer uma crítica do filme sem soltar spoilers e estragar surpresas, mas isso seria bem complicado. Para descer a lenha no filme com propriedade tenho que soltar alguns spoilers, isso é inevitável. Então, lá vai o aviso:

ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!! ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!! ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!!

Quem acompanha o Bigotron sabe que eu estava empolgado com esse filme. A FOX iria retomar a franquia "Alien" na forma de um prelúdio, com Ridley Scott no comando e novamente os designs do esquisitão do H.R Giger. Como isso poderia dar errado? Pois é...mas deu. E justamente no ponto fraco da maioria dos filmes atuais: o roteiro.

Ver "Prometheus" é como assistir um episódio de "Lost" ou de "Arquivo X": você começa a história com um mistério que guia o rumo dos acontecimentos e, no final, existem mais 15 mistérios sem solução e trocentas pontas soltas. Fazendo uma pesquisa rápida na net eu descobri que um dos roteiristas do filme é Damon Lindelof, o cara que foi roteirista de "Lost"! Ahhh, agora está tudo explicado...

A história do filme tinha um potencial do caralho: cientistas descobrem ao redor do mundo várias desenhos arqueológicos em cavernas que mostram um mesmo tipo de imagem, que eles identificam como sendo um mapa estelar de uma civilização alienígena avançada. Acreditando que esse mapa seja um "convite" dos ETs para visitá-los, a corporação Weyland-Yutani organiza uma expedição rumo à lua LV-223, que fica nos confins do universo, para os cientistas investigarem o que existe por lá.

Chegando nessa lua eles descobrem uma caverna esquisita que se localiza no meio de um vale. Não demora muito para descobrirmos que essa caverna é na verdade uma nave "escondida" de um Space Jockey (que no filme é chamado de Engenheiro), aquele ET que aparece morto no comecinho de "Alien, o 8º passageiro" em uma nave cheia de ovos de aliens.

"Alien" (1979) Space Jockey

Lembraram?

Pois é. Mas a partir do momento que eles entram nessa nave que o filme embola e os mistérios "Lost" começam a aparecer aos quilos, que nem Skarloff Ice em puteiro...

Falar de todos os mistérios deixaria esse texto muito longo e estragaria todas as supresas dessa budega de filme. Vou comentar aqui apenas um dos mistérios que me deixaram muito puto. Para ler, selecione o texto oculto logo abaixo:

*** A nave do Engenheiro é encontrada com a toda a tripulação morta. É descoberto que a tripulação fugia de alguma coisa escabrosa e que eles queriam vir para a Terra para nos aniquilar. NENHUM desses mistérios é explicado até o fim do filme.***





A tripulação de cientistas segue a cartilha Hollywoodiana de clichês cinematográficos. Todos os tipinhos manjados que estamos cansados de ver nos filmes estão aqui: a burocrata fria e calculista, a cientista boazinha-e-com-boas-intenções, o namorado bonzinho da cientista boazinha-e-com-boas-intenções, o cientista mau humorado, o cientista bobão (e que morre logo), o capitão negão motherfucker...e por aí vai. O único personagem interessante é realmente o andróide David, pois nunca sabemos com certeza quais são suas intenções. Ponto para o ator Michael Fassbender.

Por falar nos cientistas, é irritante ver como eles se comportam como completos imbecis e parecem que compraram o diploma no Instituto Universal Brasileiro. Só para vocês sentirem o nível de mongolismo dos tais "doutores", em uma cena um cientista resolve brincar e fazer "bilu-bilu" com uma criatura que ele acha dentro da nave do Engenheiro, que tem a aparência de uma cobra e um comportamento agressivo e ameaçador. Nem preciso dizer o que acontece com esse cientista (aliás, esse é o cientista bobão do parágrafo anterior...). Temos o mesmo comportamento "Carla Perez" dos cientistas em diversas outras cenas, é melhor nem listar. Sério, é de fazer chorar...

Para não dizer que tudo é uma porcaria, tenho que admitir que o visual do filme é fantástico, principalmente o interior da nave dos Engenheiros e o visual dos próprios Engenheiros. São realmente FODAS, mas, infelizmente, não é só visual que segura um filme (né, Michael Bay?).

Pelo que tem se noticiado por aí, Ridley Scott deixou vários mistérios sem explicação porque ele pretende fazer uma continuação. Sinceramente? Quero que esse senhor se FODA com essa continuação. Ele já fudeu com todas as minhas expectativas de ver um bom filme!

Por favor, deixem a franquia Alien descansar em paz.




P.S 1: No final de "Prometheus" não vemos qualquer ligação com "Alien, o 8º passageiro". Essa foi uma puta lorota que espalharam antes do lançamento do filme!

P.S 2: Quer entender mais alguns dos 500 vários mistérios de "Prometheus"? O roteirista Damon Lindelof esclarece (em termos) alguns deles. Clica aí (texto em inglês) : All of Your Lingering Prometheus Questions, Answered!

P.S 3: O Omelete tenta explicar alguns dos mistérios de "Prometheus" também. Vejam aí:


P.S 4: O Alien aparece no finalzinho do filme de uma forma totalmente gratuita. Explicando melhor: o surgimento da criatura se dá devido a uma série de coincidências e "acidentes" idiotas. É algo tão imbecil que está gerando discussões calorosas nos fóruns gringos. A cena do "parto" do Alien (ou uma forma primitiva do Alien, pois ele tem uma aparência um pouco diferente) já vazou no Youtube. Vejam aí antes que deletem: