quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quem tocava aquela trilha sonora esquisita de "He-Man" ?




Eu estava assistindo TV na semana passada e notei que o canal CNT está reprisando o desenho animado "He-Man" pela manhã. Assisti um episódio inteiro e tive várias lembranças da minha infância nerd, mas logo em seguida me veio na cabeça: "caralho, qual é a graça que eu achava nesse desenho?". Se você está na casa dos 30 anos, com certeza se lembra desse desenho que foi uma febre doentia nos anos 80. Mas botando a nostalgia de lado, não custa nada admitir que "He-Man" era um porcaria de desenho! Histórias melosas, vilões babacas, liçãozinha chata de moral e uma animação ruim de doer (eles repetiam os mesmos quadros à exaustão!). Entretanto, haviam alguns episódios de "He-Man" que saíam fora do padrão do desenho. Nesses episódios rolava uma trilha sonora diferente, uma música eletrônica sombria que lembrava um Jean Michel Jarre louco de cocaína. Apareciam também personagens e vilões novos, que fugiam daquele esquemão "Esqueleto e cia". Para refrescar sua memória, um desses episódios diferentes:



Esses episódios eram muito divertidos e ficaram gravados na minha mente. Eu os apelidei de "os episódios psicodélicos de He-Man". O que eu mais curtia nesses episódios era justamente a trilha sonora esquisitona, mas, infelizmente, eu nunca descobri que músicas eram essas e quem é que tocava. Esse foi um dos grandes mistérios da minha infância!

Com o passar dos anos eu notei que muitas pessoas também curtiam esses "episódios psicodélicos". Ao pesquisar o assunto no Google eu achei vários sites com pessoas tentando descobrir que músicas eram essas. Uma dessas músicas eu descobri por acaso anos atrás: é a música "Timesteps", que faz parte da trilha sonora do filme "Laranja Mecânica". As outras duas músicas eu só descobri ontem ao pesquisar o tema no Youtube: "Fantasía de Piratas" e "Fu Man Chu", ambas de um grupo espanhol de música eletrônica chamado "Azul y Negro". Cara, eu quase gozei quando escutei elas! Escutem aí:






E um detalhe pitoresco: essa trilha bizarra só apareceu no Brasil! Segundo uma fonte que li, a Herbert Ritchers fazia a dublagem e inseria essas músicas para o episódio ficar mais "estiloso". Outra fonte (perdi o link, fica pra próxima) já dizia que esses episódios vieram para o Brasil com a trilha original danificada e restou para a Herbert Ritchers improvisar. Eu não sei se essas histórias são verdadeiras, mas vale o registro. E na moral, é engraçado pensar que tinha um louco na Herbert Ritchers que pegou uma música de "Laranja Mecânica" para tocar em um desenho infantil! Que idéia mais insana...

Mas enfim, se você curtia esses "episódios psicodélicos", agora você sabe que músicas eram essas. Se você não curtia esses episódios e nem sabia da existência de "He-Man", bem...você perdeu 10 minutos da sua vida lendo esse post. Problema seu!

*BÔNUS: Nessa lição de moral, He-Man explica de uma maneira leve e delicada como as crianças devem se proteger de adultos que gostam de tocar criancinhas de uma "maneira errada". Será que a molecada entendia a mensagem?