segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Como remover o Haloscan sem fuder o seu blog



Como vocês devem ter notado, nossos comments estão dando pau. O Haloscan foi adquirido pelo JS-Kit e quando eu segui a dica deles de migrar logo para o JS-Kit só deu merda! Comments que não abrem em certos browsers, gente com dificuldade de postar comentário...entre outros pepinos. "Bom, vou remover o Haloscan e procurar um novo serviço de comments", pensei com meus botões. Mas aí eu percebi uma coisinha: quem disse que é fácil desinstalar a PORRA do Haloscan?

O site do Haloscan só explica como desinstalar os comments se você usou o método manual. Se você é usuário do Blogger e usou a instalação automática (como eu!), você está enrolado. Nesse caso eles só recomendam que você use o backup do seu template para arrumar as modificações feitas pelo Haloscan. Se você não fez um backup prévio, você se fudeu! Desinstalar, no braço, todos os códigos que o Haloscan colocou no seu site não resolve nada, pois na instalação o Haloscan substitui algumas partes do código original e some com outras. Ou seja: se você remover os códigos do Haloscan, seu blog não funciona. Dá um pau fudido! É como remover as lombrigas de uma criança retirando o intestino dela. Instalar outro serviço de comments por cima do código do Haloscan também não dá certo. É pau que não acaba mais!

Pesquisando no Google, vi que milhares de pessoas estão desesperadas tentando desinstalar o Haloscan de seus blogs, mas não sabem como. Quem conseguiu retirar não explica direito o processo ou dá umas dicas meio truncadas. Depois de partir para o método da tentativa e erro e juntar as poucas dicas da internet que prestam, consegui remover o Haloscan na marra e voltar para os comments originais do Blogger! Pensando nas pessoas que também querem remover o Haloscan, montei um pequeno passo a passo explicando como eu consegui essa façanha. Pela primeira vez esse blog será útil em alguma coisa!

Mas lembrando: esse passo a passo é indicado para usuários do Blogger que tenham instalado o Haloscan no modo automático. Sabendo disso, vamos lá:

1) Antes de qualquer coisa, faça um backup do template do seu blog. É só ir no local onde você edita o código HTML e clicar em "baixar modelo completo". Se der qualquer merda, você tem o backup para arrumar a bagunça.

2) Crie um novo blog com o mesmo template do seu blog que está "infectado" com o Haloscan. Exemplo: se o blog onde está instalado o Haloscan usa o template Minima, crie outro blog com esse mesmo template Minima. Não altere nem acrescente nada nesse novo blog! Apenas crie e pronto.

3) Entre nas configurações desse blog que você acabou de criar e vá no local onde você pode editar o código HTML.

4) Clique em "expandir modelos de widgets".

5) Copie as seguintes partes do template que estão indicadas nesse documento do Word:

Partes do template para copiar

Se guie pela primeira e pelas últimas linhas de cada parte.

6) Entre nas configurações do seu blog que está "infectado" pelo Haloscan. Vá para o local onde você pode editar o código HTML.

7) Clique em "expandir modelos de widgets".

8) Cole as partes do código que você copiou previamente (tópico 5) nos seus devidos lugares. Muita atenção nessa hora!

9) Cruze os dedos e clique em "salvar modelo".

Se o template foi salvo e não apareceu nenhuma mensagem de erro, parabéns! Seu blog irá retornar para os comments do Blogger e você irá perder todos os comments do Haloscan (a vida é dark!). Se der erro, é possível que você tenha colado os códigos nos locais errados ou os tenha salvo de maneira incorreta. Aí é só tentar novamente.


E HALOSCAN, VÁ TOMAR NO CU!


P.S: Estão falando muito bem dos comments do Intense Debate. Vou instalar aqui e ver se presta.