quinta-feira, 6 de março de 2008

CONTOS DEMENTES - Wilson, o traficante de Cristo




Episódio de hoje: A revelação

Versão brasileira: BKS


Segunda-feira. O dia começou estranho no Morro do Toicinho. Abacate, o chefe do tráfico no morro, pediu que todas as boca fossem fechadas e que todos os gerentes do tráfico se reunissem na casa dele, às 10 da manhã. Abacate espalhou por todos os cantos que o motivo da reunião era urgente, mas não entrou em maiores detalhes. Por um motivo mais estranho ainda, ele também ordenou que todos os bares do morro não abrissem suas portas na segunda-feira. Todos os proprietários de bares obedeceram sem pestanejar.

"Hoje é o dia de maior movimento! Fechar as bocas logo hoje?", indagava um traficante. "Que porra de motivo urgente é esse? E pra quê fechar os bares? Atrapalhar logo o meu goró?", indagava outro traficante. Sem entender nada, todos os gerentes se reuniram na casa de Abacate, uma bela casa de três andares que se localizava no topo do morro e que tinha uma visão privilegiada de todas as entradas da favela. O silência era absoluto. Os traficantes se olhavam com cara de apreensivos, mas ninguém ousava discutir a atitude do chefe.

Depois de quase 30 minutos de espera, Abacate surge na sala de espera. Os gerentes olham a cena espantandos. Um deles se engasga com a própria saliva. Outro segura o riso. Abacate, vestido com uma batina de padre e segurando uma Bíblia na mão direita, senta-se em um poltrona localizada em frente da janela.

- [Abacate] Bom dia! Vocês podem estar se perguntando por que estou usando essa batina. Bom, eu sou o escolhido de Deus para guiar esse morro. Eu tive essa revelação ontem!

O silêncio era total. Nenhum gerente teve coragem de abrir a boca. Abacate continua:

- Dei uma passada na igreja ontem. Tinha negociado 4 quilos de pó para uma rapeize e tava feliz com a grana no bolso. Tive que agradecer o Senhor, né? Aí eu resolvi entrei numa igreja da Zona Sul, coisa que eu quase nunca faço. Comecei a rezar e pedi pra Deus me iluminar e continuar me enviando pó e chumbo para cima dos alemão. Daí, de repente, acontece uma coisa estranha: um anjo negão, com o cabelo loiro, atravessa o vitral da igreja segurando um fuzil! É sério! Daí ele chegou perto de mim com aquela voz cheia de eco: "Wilsooonnnn! Deus te ama, meu filhoooo! Conduza o Morro do Toicinho para o caminho da luz. Você é o escolhidoooooo! Améééémmmm...". Daí ele sumiu...desapareceu!!! Caiu até uma lágrima do meu olho! Depois dessa eu corri no fundo da igreja e apontei a 9 milímetros na cabeça do padre. Perguntei com todo o respeito se ele podia me liberar uma batina. Ele liberou sem reclamar e aqui estou eu. Tenho que ter uma roupa que combine com minha condição de iluminado, né?

Os traficantes presentes estavam boquiabertos. Com muito medo, Gordo, um dos gerentes, levanta o braço e fala:

- Chefia, seguinte: agora que você virou um, hã, "iluminado", você vai parar com o tráfico no morro? É o fim do movimento?
- Tá louco, Gordo? Vou viver do quê? Bebeu? Aliás, saindo da igreja eu tive um outro sinal divino vindo aqui pro morro. Por favor, me acompanhem.

Os traficantes saíram da casa de Abacate e o seguiram por vielas e becos estreitos. Abacate os conduziu para um matagal próximo ao campo de futebol. Colado ao matagal havia o "Muro das Lamentações", local conhecido no morro por ser um ponto de execução dos desafetos do tráfico. Abacate aponta para uma mancha de sangue gosmenta no pé do muro, que possui alguns pedaços de cérebro e crânio incrustados:

- Vocês tão vendo essa mancha?
- [Todos em coro] Sim!
- Sabem de quem é esse sangue?

Os traficantes coçam a cabeça tentando lembrar o nome do falecido. Chapeleta responde:

- Ei, matamos um X9 anteontem. Foi aquele féla do Guma que tava dedurando nóis para o outro morro!
- [Abacate] Isso mesmo! Mas, tipo, ao chegar no morro hoje de manhã eu dei uma olhada nessa mancha de sangue com mais atenção e notei uma coisa sinistra. Vocês conseguem enxergar?

Os traficantes ficam em silêncio. Uns olham de perto, forçam a vista, mas não comentam nada. Após alguns minutos Abacate responde nervoso:

- É A FACE DE CRISTO, SEUS ESCROTOS! CRISTO! NÃO CONSEGUEM VER? Aqui, ó [apontando a mancha]...tá nítido a face de Cristo nessa mancha! Até uma criança enxerga! Isso é o sinal de que essa comunidade é iluminada por Deus!!!

Chapeleta interrompe o chefe:

- Chefia, não estou vendo Cristo nenhum nessa mancha!

Abacate saca sua pistola 9mm e dá um tiro no meio da testa de Chapeleta. O sangue jorra nos traficantes, que assistem a cena assustados. Abacate olha para o corpo de Chapeleta estirado no chão:

- Infiel! Sem fé! Porco sem alma! [Abacate se vira para os traficantes restantes] E vocês aí? Não conseguem ver Cristo nessa mancha?
- [Todos em coro] Sim, senhor! Nós vemos! Nós vemos!!!
- Ah, vocês conseguem ver, é? Gordo, vem aqui.

Gordo, trêmulo, se aproxima de Abacate. Abacate coloca uma mão no ombro do gerente:

- Gordo, você vê mesmo Cristo nessa mancha?
- S-sim senhor!
- Enxerga a face de Cristo aqui?
- C-claro!
- Então me diga: Cristo está de frente ou de perfil?

Gordo sua frio. Os traficantes em volta ficam paralisados e esperam a resposta de Gordo. Gordo demora um pouco e solta:

- E-ele...ele tá de perfil.
- Sim, acertou! Mas ele tá mostrando a lateral esquerda ou direita?
- É...é...direita?
- Infiel!

Abacate dá um tiro no rosto de Gordo. O corpo obeso do traficante cai em cima do corpo de Chapeleta. Abacate se vira para os outros gerentes:

- Quem for infiel tem que morrer! Deus odeia quem não tem fé! Aleluia, irmãos!
- [Todos em coro] Aleluia! Aleluia!!!
- Enxergam Cristo nessa mancha de sangue?
- [Todos em coro] Sim! A face esquerda! A face esquerda!
- Ótimo! Vocês são meus irmãos. E já que estamos aqui, vou soltar dois avisos. Primeiro: vamos continuar mexendo com o tráfico. Temos família pra sustentar, né? Segundo: fiquem sabendo que algumas regras vão mudar por aqui. Somos traficantes, mas somos servos de Deus. Chega de putaria! Em breve eu digo quais são as novas leis aqui na comunidade. Agora vocês podem voltar para as bocas. Ah, outra coisa: Abacate morreu. De hoje em diante eu quero ser chamado de Wilson Cristo. Entenderam? Wilson Cristo! Amém...
- [Todos em coro] Amém! Amém!

Os traficantes olham atônitos para Abacate e aguardam ele se retirar do local. Em seguida cada um toma o seu rumo.


Aguardem novos espisódios!